sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OS JORNAIS - Rubem Braga

Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz:
_ Chega! Houve um desastre de trem na França, um acidente de mina na Inglaterra, um surto de peste na Índia. Você acredita nisso que os jornais dizem? Será o mundo assim, uma bola confusa, onde acontecem unicamente desastres e desagraças? Não! Os jornais é que falsificam a imagem do mundo. Veja por exemplo aqui: em um subúrbio, um sapateiro matou a mulher que o traía. Eu não afirmo que isso seja mentira. Mas acontece que o jornal escolhe os fatos que noticia. O jornal quer fatos que sejam notícias, que tenha conteúdo jornalístico. Vejamos a história desse crime "Durante os três primeiros anos o casal viveu imensamente feliz..." Você sabia disso? O jornal nunca publica uma nota assim:
"Anteotem, cerca de 21 horas, na rua Arlinda, no Méier, o sapateiro Augusto Ramos, de 28 anos, casado com a senhora Deolinda Brito Ramos, 23 anos de idade, aproveitou-se de um momento em que sua consorte erguia os braços para segurar uma lâmpada para abraçá-la alegremente, dando-lhe beijos na garganta e na face, culminando em um beijo na orelha esquerda. Em vista disso, a senhora em questão voltou-se para o seu marido, beijando-o longamente na boca e murmurando as seguintes palavras: "Meu amor", ao que ele retorquiu: "Deolinda". Na manhã seguinte Augusto Ramos foi visto saindo de sua residência às 7:45 da manhã, isto é, dez minutos mais tarde do que o habitual, pois se demorou, a pedido de sua esposa, para consertar a gaiola de um canário-da-terra de propriedade do casal".
A impressão que a gente tem, lendo os jornais - continuou meu amigo - é que "lar" é um local destinado principalmente, à pratica de "uxoricídio". E dos bares, nem se fala.
Imagine isto: "Ontem, certa de 10 horas da noite, o indivíduo Ananias Fonseca, de 28 anos, pedreiro, residente à rua Chiquinha, sem número, no Encantado, entrou no bar "Flor Mineira", à rua Cruzeiro, 524, em companhia de seu colega Pedro Amância de Araújo, residente no mesmo endereço. Ambos entregaram-se a fartas libações alcoólicas e já se dispunham a deixar o botequim quando apareceu Joca de tal, de residência ignorada, antigo conhecido dos dois pedreiros, e que também estava visivelmente alcoolizado. Dirigindo-se aos dois amigos, Joca manifestou desejo de sentar-se à sua mesa, no que foi atendido. Passou então a pedir rodadas de conhaque, sendo servido pelo empregado do botequim, Joaquim Nunes. Depois de várias rodadas, Joca declarou que pagaria toda a despesa. Ananias e Pedro protestaram, alegando que eles já estavam na mesa antes. Joca, entretanto insistiu, seguindo-se uma disputa entre os três homens, que terminou com a intervenção do referido empregado, que aceitou a nota que Joca lhe estendia. No momento em que trouxe o troco, o garçom recebeu uma boa gorjeta, pelo que ficou contentíssimo, o mesmo acontecendo aos três amigos que se retiraram do bar alegremente, cantarolando sambas. Reina a maior paz no subúrbio Encantado, e a noite bastante fresca, tendo dona Maria, sogra do comerciante Adalberto Ferreira, residente à rua Benedito, 14, senhora que sempre foi muito friorenta, chegando a puxar o cobertor, tendo depois sonhado que seu netinho lhe oferecia um pedaço de goiabada".
E meu amigo:
_ Se um repórter redigir essas duas notas e levá-las a um secretário de redação, será chamado de louco. Porque os jornais noticiam tudo, tudo, menos, uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida...



Após a leitura da crônica "Os Jornais", conheça um pouco sobre a Biografia de Rubem Braga.

Clique para acessar o link a seguir: Biografia de Rubem Braga
Visite também a casa do autor, clicando a seguir: Casa-dos-braga


Agora que vocês já leram a crônica "Os Jornais" e conheceram um pouco mais sobre as obras de Rubem Braga, faça uma análise do último trecho, onde o autor afirma:
Porque os jornais noticiam tudo, tudo, menos, uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida...

Após análise do trecho lido publique em comentários sua reflexão.
Identifique-se colocando nome e turma.

22 comentários:

  1. Nathália 7ªC:Ao se falar de vida nos jornais com certeza a notícia seria deixada de lado pois a população hoje em dia só lê o jornal atrás de tragedias, na realidade estamos acostumados com tragedias, essa e a força que a mordenização nos trás,deixamos de nos preocupar com as coisas que tem real sentido para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Valquíria Andrade Breves 7ªC

    Porque geralmente as pessoas não se interessam por essas coisas,elas querem notícias surpreendentes e geralmente essas notícias surpreendentes são aquelas que falam sobre desastres naturais ou não.
    Por esse motivo os jornais não publicam esse tipo de notícia,porque não chamaria a atenção do plúblico.

    ResponderExcluir
  3. Raylla lustosa gonçalves 7ªC

    Porque o mundo gira em torno de notícias surpreendentes, diferentes e emocionantes.
    Então, noticias do dia-a-dia, já não é tão interessante, pois é o que acontece no mundo com todos nós. Ou seja, sabemos que a tal notícia é possivel porque já foi vista ou vivida por nós.
    Por isso que o jornal não pode publicar fatos do dia-a-dia vividos por todos. Que é a tal: a vida, porque não vai chamar tanta atenção como outras matérias mais polêmicas e perderão leitores.
    Enfim essa é a difereça.

    ResponderExcluir
  4. Lucas Soares Souza Nº 22
    7ª Série "E"

    Creio eu que as pessoas não se interessam por assuntos que o autor denomina de banais, pois acontecem sempre, então os jornais não publicam já que não iriam vender, logo os mesmos procuram notícias que são "diferentes" que são novidades e ou fatos que são totalmente revoltantes, por exemplo um desses roubos que aconteceram na política, deputados colocando dinheiro em meias e cuecas. Isso sim daria e deu uma grande notícia, ou seja os jornais seriam vendidos e praticamente todo mundo sairia ganhando, mas temos também os casos em que o jornal "almenta" os relatos para que pareçam melhores ou mais absurdos à vista do leitor.

    Ou seja, em uma sociedade totalmente capitalista como a nossa o dinheiro manda, por isso os jornalistas se preocupam em dar notícias que irão vender, já que noticias sobre a vida em si, são banais para a maioria das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Philipe Alves Vieira 7ªC

    Analisando o texto atentamente podemos perceber que realmente os jornais só publicam o que mais chama a atenção ou o que é mais recente. Porque não falar um pouco sobre coisas simples? A resposta para essa pergunta é que os escritores acham que as pessoas irão comprar mais dessa forma. Um pensamento ruim mas não errado, pois a maioria das pessoas que compram jornais frequentemente infelizmente são atraídas do mesmo jeito que os escritores pensam.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Ribeiro 7ªe

    Para as pessoas o que realmente importa sao as noticias que os jornais publcam.Porem,os jornais nao publicam o que realmenteimporta,pois os jornais so querem ganhar dinheiro em cima de noticias que trgam grandes consequencias na populaçao.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Thiery Lucas Gomes de Souza N:29
    7ª E

    Porque todos os jornais noticiam coisas as vezes importante e também nem sempre importante como coisas que não valem apena ver exemplo: Novelas,filmes e joguinhos dos 7 erros,por que em vez de colocar notícias importantes falando sobre a nossa vida ou nossso pais e até falar sobre as nossas escolas que são o futuro do nosso pais,por que sem elas nao haveria como nos alunos aprender sobre tudo e sobre todos.

    ResponderExcluir
  9. Ana Carolina Carvalho 7ªE

    Porque surpreendentemente, o mundo esta ligado diante de jornalistas que propagam histórias nas quais emocionam e interagem com a tragédia alheia. Contudo a população está dando mais ouvidos à jornais e a mídia doque a vida simples, a notícias de verdade e novidades interessantes e a simplicidade e as origens. Porém estar ligado com o mundo é fazer oque a sociedade quer: Ler tragédias ao contrário de olhar para as coisas lindas que a vida tem.

    ResponderExcluir
  10. 7ªC

    Hikaru é uma garota animada e esperta de 14 anos de idade,ela mora em Tóquio e se dedica muito na escola. Todo dia ela acorda bem cedo,se arruma,toma o café da manhã e finalmente vai para a escola,lá ela faz seus deveres durante as aulas e no intervalo ela se diverte com seus amigos.E ao chegar em casa ela tira o uniforme,almoça,então ela assisti televisão ou mexe no computar até mais ou menos 2 ou 3 horas,então começa a fazer o seu dever de casa.Quando Hikaru termina o seu dever de casa ela fica se divertindo,geralmente assistindo televisão ou jogando videogame,até chegar a hora do jantar,então ela janta com toda a sua família depois do jantar ela lava a louça,como sempre faz todos os dias.E assisti um pouco mais de televisão,toma banho,veste seu pijama,escova os dentes e finalmente vai dormir para no dia seguinte repetir tudo de novo.

    ResponderExcluir
  11. Minha Guitarra


    A um tempo atrás meu maior sonho era possuir uma Guitarra Elétrica, somente de ouvir aqueles riffs perfeitos saindo daquele instrumento perfeito o coração disparava e o tempo congelava.
    Um certo dia resolvi pedir uma guitarra para o meu pai mas ele sempre dizia não, eu não me contentava em só ouvir, eu queria possuir o melhor instrumento do mundo.
    Então o tempo passou e a vontade de ter uma guitarra só aumentava .Um dia eu estava na casa dos meus tios quando meu pai me liga e no telefone ele me diz para ir à casa dele urgentemente então eu corri, pois não sabia o que era e quando chego... Ela está lá serena sobre a mesa me esperando linda e perfeita como ela, isso sim é amor a primeira vista e ela não é uma guitarra qualquer, ela é a Camila a minha e somente minha Guitarra Elétrica, o amor da minha vida.

    Lucas Soares 7ª Serie “E”

    ResponderExcluir
  12. Raylla lustosa Gonçalves 7ªC

    Um dia só para amigas

    Andressa Motta, 18 anos, Patrícia Nogueira, 17 anos e Bárbara do Santos, 16 anos, saíram juntas ontem, no dia 02 de novembro para o shopping de Taguatinga, às 4 horas da tarde.
    As três amigas compraram roupas, calçados e lancharam no Mcdonalds.
    Andressa Motta comentou “adorei poder sair com minha amigas, me diverti muito! Estou muito contente”. Mas ela também lamentou o fato de seu namorado não comparecer ao passeio, “queria que meu namorado também viesse, mas ele teve de ir para uma reunião na faculdade”.
    Já Patrícia Nogueira disse “nunca pude usar o cartão de crédito da minha mãe, mas hoje tive sorte, ela me emprestou”. E aproveitou para comprar um presente para sua mãe no final do passeio, que foi um lindo e cheiroso perfume da marca “Capricho”, pois dizendo ela, sua mãe gosta de usar marcas de jovens.
    Uma delas, a Bárbara dos Santos, nos revelou o problema desse tipo de passeio com seus pais, “meus pais são muito autoritários, nunca me deixam sair de casa. Sou muito dependente. Acho que sou a mais feliz aqui” Até que fim eu saí de casa. “Este passeio foi e está sendo maravilhoso”.
    Enfim as três amigas saíram do shopping às 20 horas, depois de muitas fofocas, compras e diversão garantida. Além disso, elas disseram que pretendem fazer isso mais vezes, pelo menos de mês em mês.

    ResponderExcluir
  13. NÃO EXISTE IDADE PARA SER FELIZ

    Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realiza-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
    Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.
    Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, a nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
    Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso.
    Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se presente e tem a duração do instante que passa.


    Aluno:Thiery Lucas Gomes de Souza 7ª“E” N: 29

    ResponderExcluir
  14. A VIDA!!!
    Nela eu sou livre...
    Sou errante...
    Sou cigana... Feiticeira...
    Sou mistica...
    E também misteriosa...
    A vida ...
    A tenho como expectadora...
    Onde tudo se torna tão pequeno...
    Diante de sua imensidão...
    Nesta vida... Sou livre...
    Sou amante...
    E a deixo me levar...
    Percorro seus campos...
    Floridos onde danço...
    Loucamente...
    Pois sou livre...
    Em meu espaço e razao...

    ResponderExcluir
  15. Ana Carolina Carvalho 7ªE

    O gostinho da vida

    Os diferentes gostos que a vida tem
    São também prazeres diferentes
    Emoções e sentimentos que dá sabor na Vida

    Noções que só temos quando observamos
    As coisas lindas que só descobrimos
    Quando paramos para viver.

    Quando a rotina e a impaciência
    Que nos rodeia é misturado com
    A alegria, e uma pitada de paixão.

    Quando o ódio que paira sobre
    Nossas vidas são batidas em um
    Liquidificador gigante misturando-se
    Com a sabedoria e flocos de amor.

    E desperta um sentimento que
    Há muito tempo foi esquecido
    O Amor pela vida, sem interesse.

    E dar a vida o gostinho bom
    Que só o companheirismo tem
    E criar novas experiências.

    Modelar a vida com massa de pizza
    E dar um gostinho a mais
    Na vida de quem nos rodeia.

    E fazer uma porção extra,
    Para dividir com os amigos
    E tornar a vida deles tão gostosa
    Como a nossa.

    ResponderExcluir
  16. O QUE DEVE SER ESCRITO NUM JORNAL
    Surpresa
    Filha cansada da mesmice de todo o ano do aniversário da mãe passar em branco resouve mudar.

    Depois de incansáveis anos sem comemoração do aniversário da mãe, Amanda uma adolescente de 15 anos resolve fazer uma surpresa para mãe.
    Após ter percebido o aflição da mãe resolve fazer uma festa para alegrala.Depois de meses de espera chega o grande dia da festa.
    A mãe chega novamente triste em casa mas isso logo mudou ao ver a festa.Ela ficou muito alegre ao ver o que a filha fizera.

    ResponderExcluir
  17. O que quer ser?
    Várias adultos te perguntam,o que quer ser quando crecer,,mais a pergunta é,COMO SABER O NOSSO FULTURO?

    Tenho certeza que qualquer crinça cansou dessa perfuntinha,mas antigamente era super legal, principalmente porque a gente imaginava nosso futuro,quando você ainda não tem 18 anos,você deseja muitas coisas e se não correr atraz,você não concegue alcansar seu futuro!

    ResponderExcluir
  18. 7ºE A MÍDIA REPORTA A CHUVA,MAS ESQUECE DO ARCO-ÍRIS

    -ANONIMUS

    ResponderExcluir
  19. lindo... nunca vou me esquecer dessa cronica e conto 1,50 sem desconto salgado queijo com flango

    ResponderExcluir
  20. bet365 casino no deposit bonus codes - Malohakitcharoen.com
    How 바카라 사이트 쿠폰 do 온라인 바카라 사이트 you do my sign 안전한 바카라 사이트 up? How 안전한 바카라 사이트 do you do my sign bloganak.com up?

    ResponderExcluir